Entrar

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
  • 1

NOTÍCIAS

SUSTENTABILIDADE E IMPERMEABILIZAÇÃO

Escolhas para tornar o processo de impermeabilização mais sustentável

O processo de impermeabilização pode ser sustentável. Para que isso seja possível, podem ser usados produtos que contemplem esse conceito na sua fabricação e forma de aplicação. Mas a sustentabilidade pode ser pensada sob diversos aspectos.

Entre eles:

Impactos ambientais decorrentes da aplicação do produto – e também de seu descarte depois de expirada sua vida útil
Agressão que o produto pode oferecer ao meio ambiente e ao instalador, no momento em que for utilizado
Resultados esperados com relação à estanqueidade e conforto proporcionado por uma impermeabilização adequada

Nas atividades relacionadas à impermeabilização, ainda não há especificações definidas que classifiquem um produto sustentável ou não sustentável. Mas é necessário que aspectos básicos da sustentabilidade sejam observados nesse contexto. Em relação aos impactos ambientais dos produtos, esses devem ser considerados não somente no momento de sua aplicação, como também após os trabalhos realizados.Nas atividades relacionadas à impermeabilização, ainda não há especificações definidas que classifiquem um produto sustentável ou não sustentável. Mas é necessário que aspectos básicos da sustentabilidade sejam observados nesse contexto. Em relação aos impactos ambientais dos produtos, esses devem ser considerados não somente no momento de sua aplicação, como também após os trabalhos realizados.

ESCOLHAS PARA TORNAR O PROCESSO DE IMPERMEABILIZAÇÃO MAIS SUSTENTÁVEL:

Para concreto e alvenaria, são indicados argamassas poliméricas, primers a base d’água ou ainda primersde alto teor de sólidos, já que não possuem em sua composição teores elevados de materiais voláteis.
A impermeabilização pré-fabricada (exemplo das mantas asfálticas) também é uma alternativa.
Avalie também as soluções com membrana acrílica flexível e algumas resinas a base de poliuretano vegetal originado do óleo de mamona, já que são bem resistentes a variação de temperatura e a oxidação.

[…] hoje já podemos afirmar que a indústria possui tecnologia suficiente para oferecer ao mercado produtos de baixa agressão ao meio ambiente com garantia de estanqueidade e durabilidade, colaborando de forma eficaz para a sustentabilidade da edificação […]

Adilson Munin, técnico responsável pelo setor de pesquisa e desenvolvimento na Unidade de Asfaltos da Viapol, em artigopublicado no portal do IBDA.

Fonte: aei.org.br